sexta-feira, 15 de março de 2013

Como estamos construindo um mandato participativo...

 por Paulo Malerba, Pedro Camargo, Sérgio Bianchini

Tudo começou ainda na campanha, mediante as diversas pessoas que foram se unindo ao ideal de uma candidatura jovem com novas ideias. Pessoas de diversos seguimentos: dos bairros, de sindicatos, do partido e das igrejas se reuniam para discutir estratégias para a campanha, mas também debatiam políticas públicas para a cidade de Jundiaí com consciência e profundidade.
Durante a campanha, em 2012

O Conselho
Novas pessoas foram chegando e durante a campanha o grupo foi ganhando força e consciência. Com a vitória nas urnas, estava praticamente formado um Conselho para o mandato.
Ainda em dezembro, o Conselho reuniu-se pela primeira vez, com 55 pessoas. Foi uma reunião onde todos apresentaram suas ideias e propostas. Desse material, foi gerado o núcleo do planejamento. Nesta reunião também foi escolhida uma equipe que aprofundaria essa discussão: a Comissão Executiva.
Após muitas reuniões desta Comissão, em 23 de fevereiro foi aprovado o Plano do Mandato, com suas quatro áreas de ação: 1) Gestão Participativa do Mandato; 2) Participação Social; 3) Fórum do Trabalho e 4) Comunicação e Transparência (veja quadro abaixo):


A Executiva e o Conselho reúnem-se periodicamente para avaliar e traçar os próximos passos, além de compartilharem cotidianamente informações relevantes ao mandato e à cidade.
Sua posse formal foi no dia 30/01/2013 (veja foto abaixo).
Além do Conselho, contamos com outro importante espaço de democratização do mandato: a Participação Social e Legislativa.

Participação Social
Esta ideia surgiu das próprias visitas aos bairros e regiões da cidade. Fomos percebendo que a população, além de apresentar demandas pontuais sentiam a necessidade de participar mais ativamente no planejamento e na política da cidade.
Desta forma, inciamos as visitas aos bairros, espontâneas ou organizadas em grupos de interesse, associações, etc.

Reunião com moradores/as no Fazenda Grande, em 02/02/2013

Além das visitas e encontros, estão programadas reuniões com a população para discutir como participar do orçamento público do município, apresentando sugestões e necessidades de cada região ou área de atuação.

Participação Legislativa
Um passo além, agora voltado à ação legislativa, é a construção pública de cada projeto de lei apresentado pelo vereador Paulo Malerba.
É comum um vereador possuir um bom tema para uma lei, mas, quando promulgada, ela não atinge as necessidades da população ou do setor para a qual está destinada. Também é comum a apresentação de leis que não possuem efetividade ou aplicação prática, sendo vetadas ou ficando “engavetadas”.
Nossa forma de atuação prevê a elaboração das leis de maneira conjunta mediante reuniões e debates públicos com a população e organizações civis interessadas.
Desta forma, estamos abertos tanto às novas ideias, quanto ao aprofundamento destes temas.
 

Veja abaixo uma síntese do Mandato Participativo:


Por ser um mandado em construção participativa, não há um projeto acabado, mas sim um constante aprimoramento a partir do confronto com a realidade, onde todos são convidados a participar.

Na Câmara Municipal de Jundiaí, a Posse do Conselho do Mandato, 23/02/2013 (...mas ele já trabalhava bem antes...)

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns !!!

Você é um exemplo a ser seguido pelos demais vereadores.

Gostaria de saber como podemos participar, mesmo como ouvintes das reuniões do Conselho Malerba
Att.
Ana Maria Moro Takata

Anônimo disse...

Bacana isso, essa tese e planos para seu trabalho. Agora precisa começar a fazer alguma coisa, visitar os mais pobres, favelas, bairros afastados.

Paulo Eduardo Malerba disse...

É exatamente o que já estou fazendo. Estive esta noite na Vila Aparecida, região do São Camilo, conversando e encaminhando temas de interesse da população. Já estive no Fazenda Grande, Jd. Antonieta, Vianelo, Eloy Chaves, irei ao Jardim do Lago, Tarumã, entre outros, para conhecer, discutir e buscar soluções junto com a população. Planejamento e ação.

Unknown disse...

Parabéns, sempre quando dei minha opinião para alguma melhoria, já havia um plano sendo feito, ou seja, sempre a frente. Isso é muito bom!!!

Unknown disse...

Parabéns, sempre quando dei minha opinião para alguma melhoria, já havia um plano sendo feito, ou seja, sempre a frente. Isso é muito bom!!!

Unknown disse...

Grande idéia deste canal de comunicação com seu eleitorado. Como mandato participativo, venho pedir seu apoio para verificação junto a Setransp das modificações no trânsito no entorno da Esc. São Vicente, SENAI. Para a mudança a população, comerciantes, etc... não foram consultados e as mudanças foram para pior pois para quem deixa os filhos no Col. São Vicente só tem uma rua que passa em frente. Falamos com a escola para intervir junto a secretaria e foi dito que os pais tem que reclamar, mas sabe como é dificil mobilizar a sociedade, ninguem luta pelos direitos. Porque só agora a população tem que se manifestar???
Peço apoio para que seja efetuado estudo técnico coerente deste local e que facilite e não tenhamos retrocesso. O que acontece com jundiaí? Me coloco a disposição para participar.

Anônimo disse...

Achei gloriosa a ideia de um mandato participativo.

Gostaria de saber como participar.

Anônimo disse...

Achei gloriosa a ideia de um mandato participativo.

Gostaria de saber como participar.